Amazonense compra iPhone 4S em site da Apple e recebe pedra

Príncipe saudita quer construir á torre mais alta do mundo

Facebook e Twitter criando uma geração vaidosa e obcecada por atenção

Pesquisa revela que metade dos homens terminaria com mulheres

Sapato pré-histórico


Uma equipe internacional de arqueólogos encontrou em uma gruta na Armênia, próxima a fronteira com o Irã e Turquia, o sapato mais antigo do Velho Mundo, que data de 5.500 anos atrás.

- "É ignorado se pertenceu a um homem ou a uma mulher, ainda que o tamanho seja similar ao número 37 e que possivelmente seja mesmo de um homem dessa época", afirma o arqueólogo israelense Ron Pinhasi, da Universidade College Cork da Irlanda, autor principal de um estudo sobre o achado, que foi publicado na revista científica PLoS ONE.

A sapatilha, feita de uma só peça de couro de boi para ajustar um pé direito, estava cheia de erva seca e seu estado de conservação é perfeito, graças às condições ambientais estáveis da gruta e à presença no solo de uma grossa camada protetora de excrementos de ovelha.

Segundo as análises realizadas sobre várias mostras por três laboratórios de rádio carbono no Reino Unido e EUA, a peça é do ano 3500 a.c, do período calcolítico ou Idade do Cobre. Isto o converte no sapato mais antigo achado no Velho Mundo, já que supera em duas centenas de anos os utilizado pelo "homem de gelo", o famoso Otzi, que foi descoberto mumificado em um geleira entre a Itália e Áustria em 1991.

Pinhasi diz que são surpreendentes "as semelhanças entre a técnica de fabricação e o estilo do sapato e os encontrados posteriormente na Europa", que indicam que a moda se manteve durante ao menos mais mil anos.

O calçado mais antigo conhecido até a data é uma sandália de fibra e couro achada na gruta de Arnold Research no Missouri, EUA, que tem aproximadamente 8 mil anos de antiguidade.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2011 Todos os Direitos Reservados. INFO BLOGANDO